
MORFOLOGIA
De movimento solto, elegante e aparência nobre estes cães são realmente os reis da nossa casa. A sua expressão é de extrema importância e é, sem dúvida, um dos destaques no seu estalão, deve ser doce, gentil e (quase) impossível de resistir.
Estes pequenos Spaniels pesam até 8kg e podem medir até 33cm de altura. São cães equilibrados e bem proporcionais. O pêlo deve ser longo (sem exageros) e liso (com ligeira ondulação), deve ser deixado ao natural sem cortes.
Pertencem ao grupo 9, o grupo dos cães de companhia. Existem 4 combinações de cores possíveis: Blenheim, Tricolor, Ruby e Black and Tan.
Aqui poderá ver o estalão completo da raça de acordo com a FCI.
TEMPERAMENTO
Amorosos, doces, alegres e muito dependentes dos seus donos. Amam toda a gente, todos os animais, e portanto, até o ladrão é bem-vindo lá em casa (não são de todo cães de guarda). Ladram pouco e conseguem ser calmos e agitados nas situações certas. Adoram agradar os outros e por isso adoram trabalhar. São excelentes cães de assistência (com crianças, idosos ou pessoas com necessidades).
São inteligentes e muito adaptáveis ao estilo de vida dos seus donos. Se o seu dono ficar o dia todo no sofá é lá que eles estarão, calmos e serenos, mas se o dono decidir ir dar umas corridas também o seguirão com todo o prazer e com toda a energia.
Agressividade, medo e desconfiança são 3 palavras que não fazem parte do seu dicionário.

SAÚDE

CARDÍACO
Em 2018, o Kennel Club do Reino Unido iniciou o “Kennel Club Heart Scheme for Cavalier King Charles Spaniels”. Este protocolo é o mais recente e é altamente recomendável para todos os criadores de CKCS que tenham o objetivo de diminuir o risco de criar cachorros afetados com a doença degenerativa mixomatosa da válvula mitral, conhecida como Mitral Valve Disease.
Nós seguimos este mesmo protocolo à risca. Todos os nossos cavaliers são avaliados por veterinários cardiologistas regularmente e só são reproduzidos quando considerados aptos para criação pelo cardiologista. Poderás ler mais sobre o protocolo aqui.

GENÉTICO
As nossas linhagens fazem exames genéticos para garantir a ausência a 100% destas patologias em todos os cachorros Herman Perrier. Estes exames são feitos no laboratório LABOKLIN na Alemanha:
- Curly Coat Syndrome (Clique aqui para saber mais sobre esta patologia)
- Dry Eye Syndrome (Clique aqui para saber mais sobre esta patologia)
- Episodic Falling Syndrome (Clique aqui para saber mais sobre esta patologia)

LUXAÇÃO DA PATELA
Anualmente, são feitos exame de despite da luxação da patela. Estes exames devem ser feitos ao longo da vida do Cavalier e idealmente antes de cada reprodução.
São exames de extrema importância dada a forte componente genética associada a esta patologia.
Lê mais sobre luxação da patela em Cavaliers, aqui.

OCULAR
Todos os nossos reprodutores fazem exames para despiste de doenças oculares. Algumas doenças mais preocupantes são: cataratas congénitas hereditárias, membrana pupilar persistente, displasia da retina, distrofia da córnea, degenerescência da retina, entropion, ectropion, entre outras.
Podes ler mais sobre o assunto aqui.

SIRINGOMIELIA & MAL FORMAÇÃO DE CHIARI
Os nossos controle dos reprodutores é feito pela observação do plantel e caso algum animal seja sintomático é retirado do programa de reprodução.. Dessa forma, será seguido o protocolo para controlo da doença.
Podes ler mais sobre o assunto aqui.